terça-feira, 1 de setembro de 2009

Setembro é o mês da Cia Fiandeiros de Teatro

Durante todo o mês de setembro, palestras gratuitas e espetáculos teatrais vão movimentar o Recife. O projeto “Fiandeiros Repertório – A dramaturgia poética de autores pernambucanos”, da Companhia Fiandeiros de Teatro, que vai apresentar três peças do grupo.

Nas quintas e sextas, a partir do dia 3 de setembro, serão exibidos “Vozes do Recife”, peça que reúne poesias de cinco autores pernambucanos que falam sobre a capital, e “O Capataz de Salema, com texto de Joaquim Cardozo, no Teatro Hermilo Borba Filho, a partir das 20h. Os sábados e domingos foram reservados para a apresentação do infantil “Outra Vez, Era Uma Vez...”, no teatro Apolo, a partir das 16h.
Já as palestras, serão promovidas todas as quartas, às 19h, a partir do dia 2 de setembro, no Espaço Fiandeiros. Entre os temas dos debates estão a poesia no teatro pernambucano, a dramaturgia de Joaquim Cardozo e o teatro para infância e juventude.
Já as palestras, serão promovidas todas as quartas, às 19h, a partir do dia 2 de setembro, no Espaço Fiandeiros. Entre os temas dos debates estão a poesia no teatro pernambucano, a dramaturgia de Joaquim Cardozo e o teatro para infância e juventude.

ESPETÁCULOS
Abrindo o ciclo de apresentações, o “Vozes do Recife” - primeira montagem da companhia - conta com roteiro e direção de André Filho e reúne poesias de cinco autores pernambucanos que falam sobre a cidade do Recife. Os atores interpretam músicas de Capiba, Nelson Ferreira, entre outros, e recitam poemas de Ascenso Ferreira, Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Carlos Pena Filho e Joaquim Cardozo para falar sobre memória, melancolia e a saudade da antiga Recife, transformada pela modernidade e urbanização.

Já em “O Capataz de Salema”, a poesia encontra-se dentro da composição mesma do texto de Joaquim Cardozo, que é todo escrito em versos. A tragédia conta a história de Luzia e sua avó, moradoras de uma aldeia de pescadores. O mar é uma presença constante na vida das personagens, e a todo momento interfere nessas existências, ora trazendo perdas (foi onde Sinhá Ricarda – a avó – perdeu os seis filhos), ora trazendo esperança, quando através dele chega o Capataz de Salema, que se apaixona por Luzia e a promete uma vida melhor.

O elemento poético também está presente em “Outra Vez, Era Uma Vez...”, espetáculo infantil que fala sobre um escritor, chamado Poeta, sem inspiração para finalizar a história que está escrevendo. Para ajudá-lo, os personagens saem do livro e convidam o autor a vivenciar sua criação. Para eles, Poeta precisaria resgatar sua infância para conseguir escrever, e o fará através de brincadeiras e canções ao longo de um passeio por sua própria história. Com música, bonecos e poesias, o espetáculo dialoga com as crianças temas tabus como a morte.

PALESTRAS
Paralelamente às apresentações dos espetáculos, ocorrerá um ciclo de palestras, abertas ao público, que discutirá temas relacionados à pesquisa teatral da Companhia Fiandeiros. Durante todas as quartas de setembro, no Espaço Fiandeiros, serão debatidas questões relevantes para a ampliação do conhecimento sobre o fazer teatral, a presença da poesia e da musicalidade no teatro e a importância da criação de uma linha de pesquisa e desenvolvimento artístico nos grupos teatrais. Foram convidados especialistas nos assuntos tratados, como o professor João Denys, um dos principais pesquisadores da obra de Joaquim Cardozo no Brasil.

SERVIÇO:

Espetáculos:

* às quintas e sextas, a partir das 20h, no Teatro Hermilo Borba Filho
* aos sábados e domingos, a partir das 16h, Teatro Apolo - Centro Apolo-Hermilo – Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife
Entrada: R$ 12 (Inteira) R$ 6 (Meia)

Palestras:

02/09
Palestra: Repertório x Identidade no Trabalho de Grupo.
Palestrante: Fernando Yamamoto (RN) 19h Espaço Fiandeiros
Rua da Matriz, nº 48, 1º andar.

09/09
Palestra: A poesia no teatro pernambucano
Palestrante: Luís Reis (PE) 19h Espaço Fiandeiros
Rua da Matriz, nº 48, 1ºandar.

16/09
Palestra: A Poética na obra de Joaquim Cardozo
Palestrante: João Denys (PE) 19h Espaço Fiandeiros
Rua da Matriz, nº 48, 1ºandar.

23/09
Palestra: Poesia e Ludicidade no Teatro para Infância e Juventude.
Palestrante: José Manoel (PE) 19h Espaço Fiandeiros
Rua da Matriz, nº 48, 1ºandar.

ENTRADA FRANCA!

Nenhum comentário: