segunda-feira, 3 de junho de 2013

***PROJETO SCAMBIO DELL ARTE***

  


CAMBIO DELL'ARTE está inserido em um campo de pesquisa denominado "TEATRO-MÁSCARA-RITUAL", o qual acontece na forma de seminários internacionais, desde de 2010, cujo objetivo é de realizar, aprofundar e divulgar um projeto de pesquisa, extensão e intercâmbio cultural dentro da cultura popular de dois países (Itália e Brasil), em âmbito acadêmico, artístico e social. 

Nessa edição, o projeto e evento tem como atividades centrais a prática da investigação dialogal das práticas da commedia dell'arte, mais especificamente as Máscaras, e do Cavalo Marinho, mais especificamente as figuras e danças. Mantendo, ainda, um segundo foco de discussões dentro do conceito de interculturalidade, tendo como principal eixo a diversidade e a não supremacia de qualquer cultura ou das ditas culturas nobres.

O interesse em dialogar com as culturas do Brasil e da Itália nasceu com a pesquisa de doutorado de Joice Aglae, a qual é voltada para a commedia dell'arte, porém, tendo como força motriz a cultura popular brasileira. 

commedia dell'arte é o tradicional teatro de Máscaras, da Itália. Seu histórico vem desde o teatro chamado primitivo, depois percorreu toda a Idade Média, sofrendo algumas modificações, chega ao Renascimento, onde alcançou seu sucesso maior, com companhias que percorreram toda a Europa e Rússia e, posteriormente, em novecentos, em outros continentes. É composto por várias Máscaras/arquétipos, entre as quais estão ZanniArlecchinoPantalone/Magnifico,BrighellaCapitanoDottore/BalanzonePulcinellaServetta e Innamorati/Nobili, sua dramaturgia é em forma de roteiros/canovacci, tendo ainda os chamados lazzi, uma espécie de repertório de números que eram encaixados em qualquer roteiro ou usados para improvisar.

Cavalo Marinho é uma prática popular rural da zona da mata norte de Pernambuco e da Paraíba ligado aos ciclos natalinos. É um folguedo realizado por trabalhadores rurais ligados ao plantio da cana-de-açúcar, em sua maioria. Tal prática tem como elementos que a compõem música, teatro e dança. No que diz respeito à sua dramaturgia, é difícil de se precisar, mas pode-se dizer que possui cerca de 63 episódios e 75 figuras (máscaras) que dançam, interpretam e se comunicam com o público improvisando. Essa manifestação é encenada durante uma noite inteira repleta de gestos, corporalidades específicas, vitalidade, vigor físico com habilidades e beleza que impressionam o espectador. 

O encontro de Joice Aglae com Claudia Contin e Veronica Risatti, pesquisadoras da commedia dell'arte, veio fortalecer os elos entre a cultura popular italiana, em específico a commedia dell'arte. Enquanto que o encontro com mestres do Cavalo Marinho, como Biù Alexandre, o contra-mestre Aguinaldo Roberto e com brincadores/pesquisadores como Lineu Gabriel (Grupo Peleja), fortaleceu o elo com a cultura popular brasileira. 

A partir dos primeiros experimentos práticos e teóricos do doutoramento, surge a possibilidade de aprofundar alguns aspectos da pesquisa, tendo como base a vivência entre pesquisadores e brincantes, gerando outros experimentos cênicos e trocas de saberes entre mestres populares/ brincadores e atores/pesquisadores e  fomentando a reflexão intelectual acadêmica e profissional. 

O diálogo entre Cavalo Marinho e commedia dell'arte possui muitas nuances, e se torna necessário dizer que as conectividades mais intensas não estão nas características gerais destas práticas, porém, nos detalhes de ambas. Certamente, quem conhece a commedia dell'arte e o Cavalo Marinho, percebe que estas práticas espetaculares populares são autênticas em sua complexidade, com características bem definidas, ambas são constituídas de teatro, dança, canto, música, Máscara, ritual, festa e religiosidade – cada elemento desses desenvolve importância e modos de presença diferentes na cena de cada uma delas. Ainda, ambas as práticas espetaculares populares começaram com os trabalhadores rurais e possuem relações estreitas com a terra e o plantio.  Quando se vê uma sambada de Cavalo Marinho, algumas observações sobre a commedia dell'arte criam sentido, as descrições de como eram os espetáculos decommedia dell'arte e, principalmente, as descrições do jogo dos atores -  como quanto   Taviani em “A arte secreta do ator” afirma que a commedia dell'arte, na cena, é como uma “dança das energias” (TAVIANI: 1995). O Cavalo Marinho traz essa impressão também - uma dança das energias. O jogo e o corpo dos brincadores possuem uma incrível espontaneidade, fazendo tudo parecer all’improvviso, tal como parecia ser com a commedia dell'arte - segundo descrições  de espetáculos de commedia dell'arte

O fato das duas práticas espetaculares populares trabalharem com arquétipos e com Máscaras, com certeza já coloca essas práticas em conexão direta. Sem falar nos corpos dos atores e brincadores que possuem grande vivacidade e energia para sustentar tais Máscaras arquetípicas (e aqui, devo chamar a atenção para as Máscaras de couro, aquelas que possuem o objeto máscara, e as máscaras físicas, as quais são a base das Máscaras objetos, mas que também podem ser utilizadas sem o objeto).

Desde anos atrás a Cia Buffa de Teatro, juntamente com a Bottega Buffa CircoVacanti, vem desenvolvendo experiências cênicas com as Máscaras da commedia dell'arte e o Cavalo Marinho, mas o desejo de procurar outras possibilidades de treino, cenas e intercâmbios entre as duas práticas espetaculares populares fez com que a Cia Buffa de Teatro fosse buscar uma parceria mais intensa com os brincadores e pesquisadores mais próximos da brincadeira do Cavalo Marinho, através do Grupo Peleja, mais especificamente, Lineu Gabriel, o qual tem como parceiro o contra-mestre Aguinaldo Roberto da Silva, do Cavalo Marinho Estrela de Ouro, de Mestre Biu Alexandre, da cidade de Condado-PE. 

A observação das práticas espetaculares como um todo, mas também em seus detalhes, aguçam a curiosidade em direção às diversidades e ao diálogo entre estas e as culturas que as engendram. A experiência e vivências de intercâmbio entre as práticas espetaculares populares do Cavalo Marinho e da commedia dell'arte servem de referência para o fomento de outras reflexões teórico práticas intelectuais sobre interculturalidade, tendo como principal eixo a diversidade e a não supremacia de qualquer cultura ou das ditas culturas nobres e, desse modo, promovendo a circulação de diferentes saberes através de eventos com caráter conferencistas, workshops, mesas redondas, espetáculos, demonstrações técnicas e debates abertos.

03 a 23 de junho
Condado-PE

03 a 07  ·  10 a 14  ·  17 a 19/junho
 Local:  EREM - Escola Antônio Correia de Oliveira Andrade
 07h-14h  laboratório de investigação entre as máscaras da commedia dell'arte(CBT/BBCV) e do cavalo marinho (GP/CMEO)

20 a 23/junho
 Local:  EREM - Escola Antônio Correia de Oliveira Andrade
 07h-14h  laboratório de investigação entre as máscaras da commedia dell'arte (CBT/BBCV) e do cavalo marinho (GP/CMEO)
Observação/Provocações: Béatrice Picon-Vallin

25 e 26 de junho
Recife-PE
evento artístico/acadêmico

Pesquisadores convidados:
Béatrice Picon-Vallin (Paris III - Sourbonne; CNRS - FRA), Inês Marocco (UFRGS), Marcondes Lima (UFPE)
Artistas/pesquisadores/brincadores:
Aguinaldo Roberto, Diana Ramos, Guryva Portela, Joice Aglae, Lineu Guaraldo, Veronica Risatti

25/junho
 Local:  Teatro Arraial (Rua da Aurora, 457, Boa Vista)
 08h-12h  experimentos de intercâmbio entre as máscaras da commedia dell'arte(CBT/BBCV) e do cavalo marinho (GP/CMEO): com Aguinaldo Roberto, Diana Ramos, Guryva Portela, Joice Aglae, Lineu Guaraldo, Veronica Risatti                     aberto ao público 
 18h  Mesa redonda: Béatrice Picon-Vallin, Inês Marocco, Marcondes Lima, Aguinaldo Roberto, Diana Ramos, Guryva Portela, Joice Aglae, Lineu Guaraldo, Veronica Risatti
Mediação: Joice Aglae

26/junho
 Local:  Teatro Arraial (Rua da Aurora, 457, Boa Vista)
 09h  conferência Dr.ª Bèatrice Picon-Vallin:
"Le pays du théâtre : la scène comme lieu privilégié des relations interculturelles" 
 10h  conferência/demonstração Drª. Inês Marocco:
"O papel de um sistema de treinamento à partir das técnicas corporais do gaúcho na formação do ator/dançarino" (demonstração: Áquila Mattos, Gabriela Boccardi Mendes)
Mediação: Marcondes Lima
 11h  debate com o público

01 a 27 de julho
Condado-PE

01 a 05  ·  08 a 14  ·  17 a 19  ·  20 a 23/julho
 Local:  Escola Erem Antônio Correia de Oliveira Andrade
 07h-14h  laboratório de investigação entre as máscaras da commedia dell'arte(CBT/BBCV) e do cavalo marinho (GP/CMEO)

19 e 20/julho
 Local:  Salão Paroquial da Igreja Nª Srª das Dores
 18h  exposição de máscaras de couro da commedia dell’arte e do cavalo marinho - Apresentação: Aguinaldo Roberto, Joice Aglae, Lineu Guaraldo, Veronica Risatti

24 a 26/julho
 Local:  Escola Erem Antônio Correia de Oliveira Andrade
 07h-14h  laboratório de investigação entre as máscaras da commedia dell'arte(CBT/BBCV) e do cavalo marinho (GP/CMEO)
 Observação/Provocações: Nair D'Agostini e Roberto Tessari

27/julho
 Local:  Sede do Cavalo Marinho Estrela de Ouro
 20h  intervenção das máscaras da commedia dell'arte (CBT/BBCV) e do cavalo marinho (GP/CMEO)
 21h  apresentação do Cavalo Marinho Estrela de Ouro

29 de julho a 02 de agosto
Recife-PE
evento artístico/acadêmico

Pesquisadores convidados:
Alicio Amaral e Juliana Pardo (CMR-SP), Nair D'Agostini (RS), Renato Ferracini (UNICAMP-SP), Roberto Tessari (UNITO-ITA)
Artistas/pesquisadores/brincadores:
Aguinaldo Roberto, Diana Ramos, Guryva Portela, Joice Aglae, Lineu Guaraldo, Veronica Risatti

29/julho
 Local:  Espaço Cultural Benfica (Rua Benfica, 157 - Madalena)
 08h-12h  curso de commedia dell’arte e cavalo marinho (CBT/BBCV/GP/CMEO)
 Local:  Teatro Arraial (Rua da Aurora, 457, Boa Vista)
 20h  apresentação da aula-espetáculo que deu origem ao projeto:
"TRANSDUÇÕES CALEIDOSCÓPICAS E IMAGINAÇÕES"

30/julho
 Local:  Espaço Cultural Benfica (Rua Benfica, 157 - Madalena)
 08h-12h  curso de commedia dell’arte e cavalo marinho (CBT/BBCV/GP/CMEO)
 Local:  Teatro Arraial (Rua da Aurora, 457, Boa Vista)
 20h  apresentação do espetáculo resultante da pesquisa das Máscaras da commedia dell’arte e as tradições dos terreiros de candomblé e umbanda: "ZANXÓSSI: TOQUES DE SANTO FRAMMENTI DI PROFANO"

31/julho
 Local:  Espaço Cultural Benfica (Rua Benfica, 157 - Madalena)
 08h-12h  curso de commedia dell’arte e cavalo marinho
 Local:  Teatro Arraial (Rua da Aurora, 457, Boa Vista)
 16h  demonstração da prática dos experimentos do projeto SCAMBIO DELL'ARTE: com Aguinaldo Roberto, Diana Ramos, Guryva Portela, Joice Aglae, Lineu Guaraldo, Veronica Risatti
 17h  mesa redonda: Alicio Amaral, Aguinaldo Roberto, Diana Ramos, Guryva Portela, Joice Aglae, Lineu Guaraldo, Nair D’Agostini, Renato Ferracini; Roberto Tessari, Veronica Risatti
Mediação: Marcondes Lima

01/agosto
 Local:  Espaço Cultural Benfica (Rua Benfica, 157 - Madalena)
 08h-12h  curso de commedia dell’arte e cavalo marinho (CBT/BBCV/GP/CMEO)
 Local:  Teatro Arraial (Rua da Aurora, 457, Boa Vista)
 15h  conferência Dr. Renato Ferracini:
"Ninguém sabe até hoje o que pode o Corpo "
 16h  conferência Dr. Roberto Tessari:
"Maschera, Rito e Scenotecnica nella Commedia dell'Arte"
 17h  conferência/demonstração Juliana Pardo e Alicio Amaral:
"Do Fundo da Roda ao Pé do Banco: Corporeidades das Figuras do Cavalo Marinho e o Trabalho de Formação e Criação do ator-músico-bailarino"
Mediação: Marcondes Lima
 18h  espaço para perguntas e debate com o público

02/agosto
 Local:  Espaço Cultural Benfica (Rua Benfica, 157 - Madalena)
 08h-12h  curso de commedia dell’arte e cavalo marinho (CBT/BBCV/GP/CMEO)

05 a 09 de agosto
Uberlândia-MG
evento artístico/acadêmico

Pesquisadores convidados:
Alicio Amaral e Juliana Pardo (CMR-SP), Renata Bittencourt Meira (UFU), Roberto Tessari (UNITO-ITA), Vilma Campos (UFU), Yaska Antunes (UFU)
Artistas/pesquisadores/brincadores:
Aguinaldo Roberto, Diana Ramos, Guryva Portela, Joice Aglae, Lineu Guaraldo, Renata Bittencourt Meira

05/agosto
 Local:  UFU, Campus Santa Mônica, Bloco 3M - Encenação
 08h-12h  curso de commedia dell’arte e cavalo marinho (CBT/BBCV/GP/CMEO)

06/agosto
 Local:  UFU, Campus Santa Mônica, Bloco 3M - Encenação
 08h-12h  curso de commedia dell’arte e cavalo marinho (CBT/BBCV/GP/CMEO)
 19h  apresentação da aula-espetáculo que deu origem ao projeto:
"TRANSDUÇÕES CALEIDOSCÓPICAS E IMAGINAÇÕES"

07/agosto
 Local:  UFU, Campus Santa Mônica, Bloco 3M - Encenação
 08h-12h  curso de commedia dell’arte e cavalo marinho (CBT/BBCV/GP/CMEO)
 17h  apresentação Estudo 1: “Il Ballo dei Zanni ao som do Congado”
 17:45  conferência Drª. Vilma Campos Leite:
"A máscara e a pedagogia do teatro: andanças da Commedia dell'Arte por paragens mineiras"

08/agosto
 Local:  UFU, Campus Santa Mônica, Bloco 3M - Encenação
 08h-12h  curso de commedia dell’arte e cavalo marinho (CBT/BBCV/GP/CMEO)
 17h  demonstração da prática dos experimentos: com Aguinaldo Roberto, Diana Ramos, Guryva Portela, Joice Aglae, Lineu Guaraldo, Veronica Risatti
 Local:  UFU, Campus Santa Mônica, Bloco 5 O
 18h  mesa redonda: Alicio Amaral, Roberto Tessari, Aguinaldo Roberto, Diana Ramos, Guryva Portela, Joice Aglae, Lineu Guaraldo
Mediação: Yaska Antunes

09/agosto
 Local:  UFU, Campus Santa Mônica, Bloco 3M - Encenação
 08h-12h  curso de commedia dell’arte e cavalo marinho (CBT/BBCV/GP/CMEO)
 Local:  UFU, Campus Santa Mônica, Bloco 5 O
 15h  conferência Dr. Roberto Tessari:
"Maschera, Rito e Scenotecnica nella Commedia dell'Arte"
 16h  conferência Dr.ª Renata Bittencourt Meira
 17h  conferência/demonstração Juliana Pardo e Alicio Amaral:
"Do Fundo da Roda ao Pé do Banco: Corporeidades das Figuras do Cavalo Marinho e o Trabalho de Formação e Criação do ator-músico-bailarino"
           18h  debate aberto com o público
Mediação: Yaska Antunes 

dezembro
  lançamento do livro “SCAMBIO DELL’ARTE: COMMEDIA DELL'ARTE E CAVALO MARINHO - ‘TEATRO-MÁSCARA-RITUAL’ - INTERCULTURALIDADES”                                                                        


http://projetoscambiodellarte.blogspot.com.br/