CAMBIO DELL'ARTE está inserido em um campo de pesquisa denominado "TEATRO-MÁSCARA-RITUAL", o qual acontece na forma de seminários internacionais, desde de 2010, cujo objetivo é de realizar, aprofundar e divulgar um projeto de pesquisa, extensão e intercâmbio cultural dentro da cultura popular de dois países (Itália e Brasil), em âmbito acadêmico, artístico e social.
Nessa edição, o projeto e evento tem como atividades centrais a prática da investigação dialogal das práticas da commedia dell'arte, mais especificamente as Máscaras, e do Cavalo Marinho, mais especificamente as figuras e danças. Mantendo, ainda, um segundo foco de discussões dentro do conceito de interculturalidade, tendo como principal eixo a diversidade e a não supremacia de qualquer cultura ou das ditas culturas nobres.
O interesse em dialogar com as culturas do Brasil e da Itália nasceu com a pesquisa de doutorado de Joice Aglae, a qual é voltada para a commedia dell'arte, porém, tendo como força motriz a cultura popular brasileira.
A commedia dell'arte é o tradicional teatro de Máscaras, da Itália. Seu histórico vem desde o teatro chamado primitivo, depois percorreu toda a Idade Média, sofrendo algumas modificações, chega ao Renascimento, onde alcançou seu sucesso maior, com companhias que percorreram toda a Europa e Rússia e, posteriormente, em novecentos, em outros continentes. É composto por várias Máscaras/arquétipos, entre as quais estão Zanni, Arlecchino, Pantalone/Magnifico,Brighella, Capitano, Dottore/Balanzone, Pulcinella, Servetta e Innamorati/Nobili, sua dramaturgia é em forma de roteiros/canovacci, tendo ainda os chamados lazzi, uma espécie de repertório de números que eram encaixados em qualquer roteiro ou usados para improvisar.
O Cavalo Marinho é uma prática popular rural da zona da mata norte de Pernambuco e da Paraíba ligado aos ciclos natalinos. É um folguedo realizado por trabalhadores rurais ligados ao plantio da cana-de-açúcar, em sua maioria. Tal prática tem como elementos que a compõem música, teatro e dança. No que diz respeito à sua dramaturgia, é difícil de se precisar, mas pode-se dizer que possui cerca de 63 episódios e 75 figuras (máscaras) que dançam, interpretam e se comunicam com o público improvisando. Essa manifestação é encenada durante uma noite inteira repleta de gestos, corporalidades específicas, vitalidade, vigor físico com habilidades e beleza que impressionam o espectador.
O encontro de Joice Aglae com Claudia Contin e Veronica Risatti, pesquisadoras da commedia dell'arte, veio fortalecer os elos entre a cultura popular italiana, em específico a commedia dell'arte. Enquanto que o encontro com mestres do Cavalo Marinho, como Biù Alexandre, o contra-mestre Aguinaldo Roberto e com brincadores/pesquisadores como Lineu Gabriel (Grupo Peleja), fortaleceu o elo com a cultura popular brasileira.
A partir dos primeiros experimentos práticos e teóricos do doutoramento, surge a possibilidade de aprofundar alguns aspectos da pesquisa, tendo como base a vivência entre pesquisadores e brincantes, gerando outros experimentos cênicos e trocas de saberes entre mestres populares/ brincadores e atores/pesquisadores e fomentando a reflexão intelectual acadêmica e profissional.
O diálogo entre Cavalo Marinho e commedia dell'arte possui muitas nuances, e se torna necessário dizer que as conectividades mais intensas não estão nas características gerais destas práticas, porém, nos detalhes de ambas. Certamente, quem conhece a commedia dell'arte e o Cavalo Marinho, percebe que estas práticas espetaculares populares são autênticas em sua complexidade, com características bem definidas, ambas são constituídas de teatro, dança, canto, música, Máscara, ritual, festa e religiosidade – cada elemento desses desenvolve importância e modos de presença diferentes na cena de cada uma delas. Ainda, ambas as práticas espetaculares populares começaram com os trabalhadores rurais e possuem relações estreitas com a terra e o plantio. Quando se vê uma sambada de Cavalo Marinho, algumas observações sobre a commedia dell'arte criam sentido, as descrições de como eram os espetáculos decommedia dell'arte e, principalmente, as descrições do jogo dos atores - como quanto Taviani em “A arte secreta do ator” afirma que a commedia dell'arte, na cena, é como uma “dança das energias” (TAVIANI: 1995). O Cavalo Marinho traz essa impressão também - uma dança das energias. O jogo e o corpo dos brincadores possuem uma incrível espontaneidade, fazendo tudo parecer all’improvviso, tal como parecia ser com a commedia dell'arte - segundo descrições de espetáculos de commedia dell'arte.
O fato das duas práticas espetaculares populares trabalharem com arquétipos e com Máscaras, com certeza já coloca essas práticas em conexão direta. Sem falar nos corpos dos atores e brincadores que possuem grande vivacidade e energia para sustentar tais Máscaras arquetípicas (e aqui, devo chamar a atenção para as Máscaras de couro, aquelas que possuem o objeto máscara, e as máscaras físicas, as quais são a base das Máscaras objetos, mas que também podem ser utilizadas sem o objeto).
Desde anos atrás a Cia Buffa de Teatro, juntamente com a Bottega Buffa CircoVacanti, vem desenvolvendo experiências cênicas com as Máscaras da commedia dell'arte e o Cavalo Marinho, mas o desejo de procurar outras possibilidades de treino, cenas e intercâmbios entre as duas práticas espetaculares populares fez com que a Cia Buffa de Teatro fosse buscar uma parceria mais intensa com os brincadores e pesquisadores mais próximos da brincadeira do Cavalo Marinho, através do Grupo Peleja, mais especificamente, Lineu Gabriel, o qual tem como parceiro o contra-mestre Aguinaldo Roberto da Silva, do Cavalo Marinho Estrela de Ouro, de Mestre Biu Alexandre, da cidade de Condado-PE.
A observação das práticas espetaculares como um todo, mas também em seus detalhes, aguçam a curiosidade em direção às diversidades e ao diálogo entre estas e as culturas que as engendram. A experiência e vivências de intercâmbio entre as práticas espetaculares populares do Cavalo Marinho e da commedia dell'arte servem de referência para o fomento de outras reflexões teórico práticas intelectuais sobre interculturalidade, tendo como principal eixo a diversidade e a não supremacia de qualquer cultura ou das ditas culturas nobres e, desse modo, promovendo a circulação de diferentes saberes através de eventos com caráter conferencistas, workshops, mesas redondas, espetáculos, demonstrações técnicas e debates abertos.
CAMBIO DELL'ARTE está inserido em um campo de pesquisa denominado "TEATRO-MÁSCARA-RITUAL", o qual acontece na forma de seminários internacionais, desde de 2010, cujo objetivo é de realizar, aprofundar e divulgar um projeto de pesquisa, extensão e intercâmbio cultural dentro da cultura popular de dois países (Itália e Brasil), em âmbito acadêmico, artístico e social.
O diálogo entre Cavalo Marinho e commedia dell'arte possui muitas nuances, e se torna necessário dizer que as conectividades mais intensas não estão nas características gerais destas práticas, porém, nos detalhes de ambas. Certamente, quem conhece a commedia dell'arte e o Cavalo Marinho, percebe que estas práticas espetaculares populares são autênticas em sua complexidade, com características bem definidas, ambas são constituídas de teatro, dança, canto, música, Máscara, ritual, festa e religiosidade – cada elemento desses desenvolve importância e modos de presença diferentes na cena de cada uma delas. Ainda, ambas as práticas espetaculares populares começaram com os trabalhadores rurais e possuem relações estreitas com a terra e o plantio. Quando se vê uma sambada de Cavalo Marinho, algumas observações sobre a commedia dell'arte criam sentido, as descrições de como eram os espetáculos decommedia dell'arte e, principalmente, as descrições do jogo dos atores - como quanto Taviani em “A arte secreta do ator” afirma que a commedia dell'arte, na cena, é como uma “dança das energias” (TAVIANI: 1995). O Cavalo Marinho traz essa impressão também - uma dança das energias. O jogo e o corpo dos brincadores possuem uma incrível espontaneidade, fazendo tudo parecer all’improvviso, tal como parecia ser com a commedia dell'arte - segundo descrições de espetáculos de commedia dell'arte.
O fato das duas práticas espetaculares populares trabalharem com arquétipos e com Máscaras, com certeza já coloca essas práticas em conexão direta. Sem falar nos corpos dos atores e brincadores que possuem grande vivacidade e energia para sustentar tais Máscaras arquetípicas (e aqui, devo chamar a atenção para as Máscaras de couro, aquelas que possuem o objeto máscara, e as máscaras físicas, as quais são a base das Máscaras objetos, mas que também podem ser utilizadas sem o objeto).
Desde anos atrás a Cia Buffa de Teatro, juntamente com a Bottega Buffa CircoVacanti, vem desenvolvendo experiências cênicas com as Máscaras da commedia dell'arte e o Cavalo Marinho, mas o desejo de procurar outras possibilidades de treino, cenas e intercâmbios entre as duas práticas espetaculares populares fez com que a Cia Buffa de Teatro fosse buscar uma parceria mais intensa com os brincadores e pesquisadores mais próximos da brincadeira do Cavalo Marinho, através do Grupo Peleja, mais especificamente, Lineu Gabriel, o qual tem como parceiro o contra-mestre Aguinaldo Roberto da Silva, do Cavalo Marinho Estrela de Ouro, de Mestre Biu Alexandre, da cidade de Condado-PE.
A observação das práticas espetaculares como um todo, mas também em seus detalhes, aguçam a curiosidade em direção às diversidades e ao diálogo entre estas e as culturas que as engendram. A experiência e vivências de intercâmbio entre as práticas espetaculares populares do Cavalo Marinho e da commedia dell'arte servem de referência para o fomento de outras reflexões teórico práticas intelectuais sobre interculturalidade, tendo como principal eixo a diversidade e a não supremacia de qualquer cultura ou das ditas culturas nobres e, desse modo, promovendo a circulação de diferentes saberes através de eventos com caráter conferencistas, workshops, mesas redondas, espetáculos, demonstrações técnicas e debates abertos.
Nessa edição, o projeto e evento tem como atividades centrais a prática da investigação dialogal das práticas da commedia dell'arte, mais especificamente as Máscaras, e do Cavalo Marinho, mais especificamente as figuras e danças. Mantendo, ainda, um segundo foco de discussões dentro do conceito de interculturalidade, tendo como principal eixo a diversidade e a não supremacia de qualquer cultura ou das ditas culturas nobres.
O interesse em dialogar com as culturas do Brasil e da Itália nasceu com a pesquisa de doutorado de Joice Aglae, a qual é voltada para a commedia dell'arte, porém, tendo como força motriz a cultura popular brasileira.
A commedia dell'arte é o tradicional teatro de Máscaras, da Itália. Seu histórico vem desde o teatro chamado primitivo, depois percorreu toda a Idade Média, sofrendo algumas modificações, chega ao Renascimento, onde alcançou seu sucesso maior, com companhias que percorreram toda a Europa e Rússia e, posteriormente, em novecentos, em outros continentes. É composto por várias Máscaras/arquétipos, entre as quais estão Zanni, Arlecchino, Pantalone/Magnifico,Brighella, Capitano, Dottore/Balanzone, Pulcinella, Servetta e Innamorati/Nobili, sua dramaturgia é em forma de roteiros/canovacci, tendo ainda os chamados lazzi, uma espécie de repertório de números que eram encaixados em qualquer roteiro ou usados para improvisar.
O Cavalo Marinho é uma prática popular rural da zona da mata norte de Pernambuco e da Paraíba ligado aos ciclos natalinos. É um folguedo realizado por trabalhadores rurais ligados ao plantio da cana-de-açúcar, em sua maioria. Tal prática tem como elementos que a compõem música, teatro e dança. No que diz respeito à sua dramaturgia, é difícil de se precisar, mas pode-se dizer que possui cerca de 63 episódios e 75 figuras (máscaras) que dançam, interpretam e se comunicam com o público improvisando. Essa manifestação é encenada durante uma noite inteira repleta de gestos, corporalidades específicas, vitalidade, vigor físico com habilidades e beleza que impressionam o espectador.
O encontro de Joice Aglae com Claudia Contin e Veronica Risatti, pesquisadoras da commedia dell'arte, veio fortalecer os elos entre a cultura popular italiana, em específico a commedia dell'arte. Enquanto que o encontro com mestres do Cavalo Marinho, como Biù Alexandre, o contra-mestre Aguinaldo Roberto e com brincadores/pesquisadores como Lineu Gabriel (Grupo Peleja), fortaleceu o elo com a cultura popular brasileira.
A partir dos primeiros experimentos práticos e teóricos do doutoramento, surge a possibilidade de aprofundar alguns aspectos da pesquisa, tendo como base a vivência entre pesquisadores e brincantes, gerando outros experimentos cênicos e trocas de saberes entre mestres populares/ brincadores e atores/pesquisadores e fomentando a reflexão intelectual acadêmica e profissional.
O fato das duas práticas espetaculares populares trabalharem com arquétipos e com Máscaras, com certeza já coloca essas práticas em conexão direta. Sem falar nos corpos dos atores e brincadores que possuem grande vivacidade e energia para sustentar tais Máscaras arquetípicas (e aqui, devo chamar a atenção para as Máscaras de couro, aquelas que possuem o objeto máscara, e as máscaras físicas, as quais são a base das Máscaras objetos, mas que também podem ser utilizadas sem o objeto).
Desde anos atrás a Cia Buffa de Teatro, juntamente com a Bottega Buffa CircoVacanti, vem desenvolvendo experiências cênicas com as Máscaras da commedia dell'arte e o Cavalo Marinho, mas o desejo de procurar outras possibilidades de treino, cenas e intercâmbios entre as duas práticas espetaculares populares fez com que a Cia Buffa de Teatro fosse buscar uma parceria mais intensa com os brincadores e pesquisadores mais próximos da brincadeira do Cavalo Marinho, através do Grupo Peleja, mais especificamente, Lineu Gabriel, o qual tem como parceiro o contra-mestre Aguinaldo Roberto da Silva, do Cavalo Marinho Estrela de Ouro, de Mestre Biu Alexandre, da cidade de Condado-PE.
A observação das práticas espetaculares como um todo, mas também em seus detalhes, aguçam a curiosidade em direção às diversidades e ao diálogo entre estas e as culturas que as engendram. A experiência e vivências de intercâmbio entre as práticas espetaculares populares do Cavalo Marinho e da commedia dell'arte servem de referência para o fomento de outras reflexões teórico práticas intelectuais sobre interculturalidade, tendo como principal eixo a diversidade e a não supremacia de qualquer cultura ou das ditas culturas nobres e, desse modo, promovendo a circulação de diferentes saberes através de eventos com caráter conferencistas, workshops, mesas redondas, espetáculos, demonstrações técnicas e debates abertos.
03 a 23 de junho
Condado-PE
03 a 07 · 10 a 14 · 17 a 19/junho
Local: EREM - Escola Antônio Correia de Oliveira Andrade
07h-14h laboratório de investigação entre as máscaras da commedia dell'arte(CBT/BBCV) e do cavalo marinho (GP/CMEO)
20 a 23/junho
Local: EREM - Escola Antônio Correia de Oliveira Andrade
07h-14h laboratório de investigação entre as máscaras da commedia dell'arte (CBT/BBCV) e do cavalo marinho (GP/CMEO)
Observação/Provocações: Béatrice Picon-Vallin
25 e 26 de junho
Recife-PE
evento artístico/acadêmico
Pesquisadores convidados:
Béatrice Picon-Vallin (Paris III - Sourbonne; CNRS - FRA), Inês Marocco (UFRGS), Marcondes Lima (UFPE)
Artistas/pesquisadores/brincadores:
Aguinaldo Roberto, Diana Ramos, Guryva Portela, Joice Aglae, Lineu Guaraldo, Veronica Risatti
25/junho
Local: Teatro Arraial (Rua da Aurora, 457, Boa Vista)
08h-12h experimentos de intercâmbio entre as máscaras da commedia dell'arte(CBT/BBCV) e do cavalo marinho (GP/CMEO): com Aguinaldo Roberto, Diana Ramos, Guryva Portela, Joice Aglae, Lineu Guaraldo, Veronica Risatti aberto ao público
18h Mesa redonda: Béatrice Picon-Vallin, Inês Marocco, Marcondes Lima, Aguinaldo Roberto, Diana Ramos, Guryva Portela, Joice Aglae, Lineu Guaraldo, Veronica Risatti
Mediação: Joice Aglae
26/junho
Local: Teatro Arraial (Rua da Aurora, 457, Boa Vista)
09h conferência Dr.ª Bèatrice Picon-Vallin:
"Le pays du théâtre : la scène comme lieu privilégié des relations interculturelles"
10h conferência/demonstração Drª. Inês Marocco:
"O papel de um sistema de treinamento à partir das técnicas corporais do gaúcho na formação do ator/dançarino" (demonstração: Áquila Mattos, Gabriela Boccardi Mendes)
Mediação: Marcondes Lima
11h debate com o público
01 a 27 de julho
Condado-PE
01 a 05 · 08 a 14 · 17 a 19 · 20 a 23/julho
Local: Escola Erem Antônio Correia de Oliveira Andrade
07h-14h laboratório de investigação entre as máscaras da commedia dell'arte(CBT/BBCV) e do cavalo marinho (GP/CMEO)
19 e 20/julho
Local: Salão Paroquial da Igreja Nª Srª das Dores
18h exposição de máscaras de couro da commedia dell’arte e do cavalo marinho - Apresentação: Aguinaldo Roberto, Joice Aglae, Lineu Guaraldo, Veronica Risatti
24 a 26/julho
Local: Escola Erem Antônio Correia de Oliveira Andrade
07h-14h laboratório de investigação entre as máscaras da commedia dell'arte(CBT/BBCV) e do cavalo marinho (GP/CMEO)
Observação/Provocações: Nair D'Agostini e Roberto Tessari
27/julho
Local: Sede do Cavalo Marinho Estrela de Ouro
20h intervenção das máscaras da commedia dell'arte (CBT/BBCV) e do cavalo marinho (GP/CMEO)
21h apresentação do Cavalo Marinho Estrela de Ouro
29 de julho a 02 de agosto
Recife-PE
evento artístico/acadêmico
Pesquisadores convidados:
Alicio Amaral e Juliana Pardo (CMR-SP), Nair D'Agostini (RS), Renato Ferracini (UNICAMP-SP), Roberto Tessari (UNITO-ITA)
Artistas/pesquisadores/brincadores:
Aguinaldo Roberto, Diana Ramos, Guryva Portela, Joice Aglae, Lineu Guaraldo, Veronica Risatti
29/julho
Local: Espaço Cultural Benfica (Rua Benfica, 157 - Madalena)
08h-12h curso de commedia dell’arte e cavalo marinho (CBT/BBCV/GP/CMEO)
Local: Teatro Arraial (Rua da Aurora, 457, Boa Vista)
20h apresentação da aula-espetáculo que deu origem ao projeto:
"TRANSDUÇÕES CALEIDOSCÓPICAS E IMAGINAÇÕES"
30/julho
Local: Espaço Cultural Benfica (Rua Benfica, 157 - Madalena)
08h-12h curso de commedia dell’arte e cavalo marinho (CBT/BBCV/GP/CMEO)
Local: Teatro Arraial (Rua da Aurora, 457, Boa Vista)
20h apresentação do espetáculo resultante da pesquisa das Máscaras da commedia dell’arte e as tradições dos terreiros de candomblé e umbanda: "ZANXÓSSI: TOQUES DE SANTO FRAMMENTI DI PROFANO"
31/julho
Local: Espaço Cultural Benfica (Rua Benfica, 157 - Madalena)
08h-12h curso de commedia dell’arte e cavalo marinho
Local: Teatro Arraial (Rua da Aurora, 457, Boa Vista)
16h demonstração da prática dos experimentos do projeto SCAMBIO DELL'ARTE: com Aguinaldo Roberto, Diana Ramos, Guryva Portela, Joice Aglae, Lineu Guaraldo, Veronica Risatti
17h mesa redonda: Alicio Amaral, Aguinaldo Roberto, Diana Ramos, Guryva Portela, Joice Aglae, Lineu Guaraldo, Nair D’Agostini, Renato Ferracini; Roberto Tessari, Veronica Risatti
Mediação: Marcondes Lima
01/agosto
Local: Espaço Cultural Benfica (Rua Benfica, 157 - Madalena)
08h-12h curso de commedia dell’arte e cavalo marinho (CBT/BBCV/GP/CMEO)
Local: Teatro Arraial (Rua da Aurora, 457, Boa Vista)
15h conferência Dr. Renato Ferracini:
"Ninguém sabe até hoje o que pode o Corpo "
16h conferência Dr. Roberto Tessari:
"Maschera, Rito e Scenotecnica nella Commedia dell'Arte"
17h conferência/demonstração Juliana Pardo e Alicio Amaral:
"Do Fundo da Roda ao Pé do Banco: Corporeidades das Figuras do Cavalo Marinho e o Trabalho de Formação e Criação do ator-músico-bailarino"
Mediação: Marcondes Lima
18h espaço para perguntas e debate com o público
02/agosto
Local: Espaço Cultural Benfica (Rua Benfica, 157 - Madalena)
08h-12h curso de commedia dell’arte e cavalo marinho (CBT/BBCV/GP/CMEO)
05 a 09 de agosto
Uberlândia-MG
evento artístico/acadêmico
Pesquisadores convidados:
Alicio Amaral e Juliana Pardo (CMR-SP), Renata Bittencourt Meira (UFU), Roberto Tessari (UNITO-ITA), Vilma Campos (UFU), Yaska Antunes (UFU)
Artistas/pesquisadores/brincadores:
Aguinaldo Roberto, Diana Ramos, Guryva Portela, Joice Aglae, Lineu Guaraldo, Renata Bittencourt Meira
05/agosto
Local: UFU, Campus Santa Mônica, Bloco 3M - Encenação
08h-12h curso de commedia dell’arte e cavalo marinho (CBT/BBCV/GP/CMEO)
06/agosto
Local: UFU, Campus Santa Mônica, Bloco 3M - Encenação
08h-12h curso de commedia dell’arte e cavalo marinho (CBT/BBCV/GP/CMEO)
19h apresentação da aula-espetáculo que deu origem ao projeto:
"TRANSDUÇÕES CALEIDOSCÓPICAS E IMAGINAÇÕES"
07/agosto
Local: UFU, Campus Santa Mônica, Bloco 3M - Encenação
08h-12h curso de commedia dell’arte e cavalo marinho (CBT/BBCV/GP/CMEO)
17h apresentação Estudo 1: “Il Ballo dei Zanni ao som do Congado”
17:45 conferência Drª. Vilma Campos Leite:
"A máscara e a pedagogia do teatro: andanças da Commedia dell'Arte por paragens mineiras"
08/agosto
Local: UFU, Campus Santa Mônica, Bloco 3M - Encenação
08h-12h curso de commedia dell’arte e cavalo marinho (CBT/BBCV/GP/CMEO)
17h demonstração da prática dos experimentos: com Aguinaldo Roberto, Diana Ramos, Guryva Portela, Joice Aglae, Lineu Guaraldo, Veronica Risatti
Local: UFU, Campus Santa Mônica, Bloco 5 O
18h mesa redonda: Alicio Amaral, Roberto Tessari, Aguinaldo Roberto, Diana Ramos, Guryva Portela, Joice Aglae, Lineu Guaraldo
Mediação: Yaska Antunes
09/agosto
Local: UFU, Campus Santa Mônica, Bloco 3M - Encenação
08h-12h curso de commedia dell’arte e cavalo marinho (CBT/BBCV/GP/CMEO)
Local: UFU, Campus Santa Mônica, Bloco 5 O
15h conferência Dr. Roberto Tessari:
"Maschera, Rito e Scenotecnica nella Commedia dell'Arte"
16h conferência Dr.ª Renata Bittencourt Meira
17h conferência/demonstração Juliana Pardo e Alicio Amaral:18h debate aberto com o público
"Do Fundo da Roda ao Pé do Banco: Corporeidades das Figuras do Cavalo Marinho e o Trabalho de Formação e Criação do ator-músico-bailarino"
Mediação: Yaska Antunes
dezembro
lançamento do livro “SCAMBIO DELL’ARTE: COMMEDIA DELL'ARTE E CAVALO MARINHO - ‘TEATRO-MÁSCARA-RITUAL’ - INTERCULTURALIDADES”
http://projetoscambiodellarte.blogspot.com.br/
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