segunda-feira, 23 de setembro de 2013

CURSO DE CLOWN MÓDULO II


CURSO DE CLOWN MÓDULO II

O jogo teatral no universo do clown.

 Oficina de aprofundamento em técnicas de clown.

O Jogo do picadeiro e a dialógica do palhaço.

A improvisação constitui uma das bases mais sólidas da construção cênica do trabalho clownesco ao longo de toda sua história. Ela garante toda vitalidade e organicidade deste fazer, instituindo o encontro com o público e o diálogo de estímulos com ele como elemento fundamental em sua relação cênica. No espetáculo do palhaço não cabe o perfil de um público passivo, mas de um espectador que interage a todo instante com a obra e a obra com ele, seja com: risos, olhares, aplausos ou até entrando na cena e contracenando e manifestando seus desejos e sentimentos. 
Nesta relação cênica o público possui grande autoridade sobre o espetáculo, pois suas respostas definem todo o seu andamento, podendo desde alterar a dramaturgia ou até assumir o papel de protagonista da obra. Não há espaço neste fazer para a tão conhecida quarta parede teatral. Nele a triangulação clown, estímulo e público, configuram sua nova tríade existencial.
Essa relação horizontal permite que o palhaço seja visto como um parceiro. Ele não busca extrair o riso, nem tão pouco apresentar algo para alguém.  Sua proposta é convocar as pessoas a brincar com seu universo, encontrando nesse novo olhar sobre o mundo sua ludicidade e sua poesia. A trivialidade do viver e do brincar com o momento presente transformam-se na maior das poesias sobre a existência. E um pequeno gesto cotidiano pode revelar toda a nossa fragilidade humana.

M i n i s t r a n t e:
            Rafael Barreiros (também conhecido por Gentileza) é o idealizador e integrante da Cia. De Improvizzo Quarto dos Sátiros - PE, nascida a partir do Núcleo de estudos em Clown que coordenou por quatro anos na D´Improvizzo Gang, grupo de teatro de improvisação iniciado pelo professor da UFPE Paulo Michelotto. Também é responsável pela coordenação cênica dos projetos de doutores palhaços, - Palhaçoterapia - UPE (Universidade de Pernambuco), Projeto S.O.S. – FPS(Faculdade Pernambucana de Saúde) e Projeto PERTO / Programa MAIS – UFPE ( Univ. Federal de Pernambuco). Desde 1999 dedica-se ao estudo do clown. Em sua formação constam vivências com Luciano Bertoluzzi – SP, Cristiane Paoli Quito – SP, Jesser de Souza e Cristina Colla, Grupo LUME – Campinas (SP), Palhaço Tomate – Argentina, Joice Aglae – UFBA (BA), Roberto Colores – Uruguai, Avner – EUA, Paulo Michelotto – UFPE (PE), Tuga – Chile, Ricardo Behrens LPI (Argentina), Paolo Nani (Dinamarca), Lily Curcio (SP / Argentina). Barreiros é arte-educador, licenciado no curso de Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Pernambuco, coordenou durante um ano as atividades artísticas da Caravana Arco íris Por La Paz – México e é Diretor artístico da Cia o Mínimo - SE e  Coordenador pedagógico e diretor cênico do Circo da Trindade - PE.

O f i c i n a:
A Oficina “o jogo teatral no universo do Clown” é uma vivência de aprofundamento nas técnicas de clown visando despertar potencialidades dentro do conceito de jogo, buscando trabalhar a triangulação (clown/estímulo/público), de forma que esta o permita manter-se conectado com o espectador em todas as suas ações.
Os jogos trabalhados nesta oficina são readaptações dos jogos teatrais catalogados por Viola Spolin em seu fichário, que se destina ao trabalho da pedagogia do teatro em diversos espaços e com diversos públicos. As adequações são frutos das pesquisas do arte educador Rafael Barreiros durante seu trabalho como formador em clown junto ao projeto palhaçoterapia- UPE.
        A metodologia aplicada parte dos princípios apontados por Lecoq, Barba, Burnier, Wuo, Jara e Aglae em suas pesquisas sobre a arte do clown. A fala e a triangulação do clown são nossas prioridades. Buscando também voltar aos trabalhos de descoberta da comicidade, retomando as investigações sobre a construção da partitura física do clown. A oficina procura ainda responder aos problemas habituais encontrados em nossas oficinas de iniciação clownesca, apresentando novas saídas que simplifiquem e ofereçam um desdobramento das matrizes encontradas em sua iniciação.

D u r a ç ã o:
40 Horas Aula

Vagas limitadas

  • Valor Total: R$ 180,00 por aluno

INSCRIÇÃO: 

081 9609-3838 - 9166-7344

ENVIAR MAIL PARA cenicascia@gmail.com Com nome e telefone para contato que será enviada a ficha de inscrição e demais informações.

GARANTA JÁ A SUA VAGA!


2 comentários:

Jorge Ramiro disse...

Eu recomendo os cursos de clown. São muito divertidos. Fiz um curso em Pinheiros, no ano passado.

Anônimo disse...

Vcs tem curso de Improvisação tb?