domingo, 4 de outubro de 2009

Cordel do Amor Sem Fim




Estréia no dia 8 de outubro, no Teatro Apolo, o espetáculo Cordel do Amor sem Fim. Com direção e produção de Samuel Manoel Santos e texto da escritora Cláudia Barral, Cordel... foi financiado com recursos do Funcultura/2008. Também integra a produção a Poste Soluções Luminosas, que até então desenvolveu soluções de iluminação para diversos espetáculos na cidade. O figurino é de Agrinez Melo, Música de Josias Albuquerque, direção de arte de Fernando Kehler.

A Trama

Cordel do Amor sem Fim se passa na cidade de Carinhanha, sertão baiano, às margens do Rio São Francisco, que de certa maneira é um dos personagens da trama. Na cidade vivem três irmãs – a velha Madalena, a misteriosa Carminha e a jovem e sonhadora Tereza –, por quem José é apaixonado. Drummondianamente, Carminha ama José, que ama Tereza que ama Antônio, um viajante por quem ela se apaixona no porto da cidade, no dia em que um almoço marcaria o pedido de casamento feito por José.

É a partir deste ponto que fica evidente como Carminha renova suas esperanças por José; e que Madalena, a mais velha, procura como pode evitar que Tereza viva de uma vã promessa, à espera no porto pela volta de Antônio. Madalena via no casamento da irmã a possibilidade de concretização de seus próprios sonhos não realizados

Toda a trama então se desenrola em função desse tempo de espera e de esperanças. Tereza é tocada por um desejo sem medida, que a faz viver todos os dias em função dele. A certa altura, ela afima: “o tempo é coisa que não tem medida”, o mesmo se diz do amor. A principal concepção que permeia o espetáculo é pensar o tempo, ou Cronos, o mais jovem dos Titãs da mitologia grega, como gerador e regedor das situações, daquilo que os personagens vivem em cena.

A Montagem

O diretor Samuel Santos optou por uma montagem enxuta, mas refinada. O cenário é mínimo, cada elemento em cena tem uma carga simbólica e funcionalidade definidas, que se integram. Essa simplicidade ressalta a presença e o trabalho do ator. Por causa dessa opção estética, a preparação do elenco lançou mão de diversos métodos.

Passando inicialmente pela leitura branca do texto e da análise do perfil psicológico dos personagens, a preparação incluiu técnicas de canto e voz, com fonoaudióloga e professor de canto. O apuro corporal foi um elemento fundamental pois foi ele que conduziu à incorporação dos personagens graças à formação de uma partitura física, dentro do sistema desenvolvido pelo diretor russo Michael Tchekov. Para isso, foram fundamentais as aulas de Tai Chi Chuan no sentido da incorporação de elementos orientais. O resultado é uma movimentação harmônica dos personagens, que em certos momentos da encenação se aproxima de uma dança articulada com a trama.

As diversas lnguagens e técnicas usadas para narrar de forma orgânica a dinâmica e a atmosfera da trama se apóiam nas possibilidades físicas desenvolvidas pelo elenco e em seu trabalho de pesquisa.

Como afirma Samuel Santos, trata-se de um espetáculo de influências, onde diversas referências norteiam a atuação dos atores – passando por fontes orientais, regionais nordetinas, africanas, ibéricas e que podem ser verificados na dança, no figurino, na iluminação e no cenário.

A procura de um uso orgânico para as múltiplas linguagens e técnicas resulta numa criação híbrida, “um amálgama de linguagens que faz a encenação não um espaço comum, mas um campo liberto e criativo”, afirma o diretor Samuel Santos.
O texto

Cordel do Amor Sem Fim é uma obra de uma jovem escritora baiana, Cláudia Barral, muito inspirada nos relatos que seu pai fazia sobre a cidade de Carinhanha. Embora o título possa remeter ao gênero cordel como praticado no Brasil, ou seja, rimado e metrificado, Cláudia baseou-se na tradição ibérica de dependurar em cordas livros, romances e peças de teatro para serem vendidas.

Ele é um texto de teatro que bebe na fonte do contemporâneo e transcende o cotidiano do tema proposto e o coloca em outra perspectiva: a da universalidade da relação e do sentimento no seu estado mais primitivo.

Formada em Interpretação Teatral pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, Cláudia foi assistente de direção de João Falcão em “Cambaio”, musical de Chico Buarque e Edu Lobo em 2001. Neste mesmo ano recebeu o Prêmio Copene de Teatro na categoria melhor autor pelo texto “O Cego e o Louco”, encenada por Othon Bastos e Rogério Fróes, com direção de Gracindo Júnior – antes disso, o mesmo texto recebeu uma leitura dramática histórica por José Lewgoy.

Cordel do Amor Sem Fim foi premiado em terceiro lugar pelo Prêmio Funarte de Dramaturgia, em 2003.

O diretor

Samuel Manoel dos Santos é um velho conhecido dos palcos pernambucanos. Como ator de teatro, trabalhou em: ‘Peter Pan’ direção de Manoel Constantino, O Hipopocaré, direção de Carlos Carvalho, “Minha Infância Querida “ de Maria clara Machado, direção Carlos Sales, “ Concerto para Virgulino sem Orquestra “ de Vital Santos, “Memórias Póstumas de Brás Cubas “, de Machado de Assis”, “Dois Perdidos numa Noite Suja “, de Plínio Marcos com direção de Normando Roberto Santos dentre outros.

Como diretor, se notabilizou com o espetáculo “A Terra dos Meninos Pelados”, de Graciliano Ramos, em 2002; a montagem levou 9 prêmios no Janeiro de Grandes Espetáculos/2003. Samuel dirigiu também: “A Falecida” de Nelson Rodrigues , em 2000 e em 2003, montou o “Menino Minotauro”, de Luís Felipe Botelho”; “Minha Infância Querida”, de Maria Clara Machado, “São Bernardo”, de Graciliano Ramos; e o texto premiado pela FUNARTE em 2003, de sua autoria, “O Amor do Galo da Madrugada Pela Galinha D’Água” em 2006 onde ganha o premio de melhor espetáculo para infância no janeiro de grandes espetáculos.

Samuel foi ainda Melhor Diretor na categoria Teatro para a Infância pelo espetáculo “Historinhas de Dentro”, no prêmio Janeiro de Grandes Espetáculos 2009. Também recebeu o Prêmio Especial de Teatro para Crianças pela dramaturgia voltada para as crianças.

FICHA TÉCNICA

Texto - Claudia Barral
Encenaçao e cenografia - Samuel Santos
Figurino - Agrinez Melo
Iluminaço- O Poste Soluções Luminosas
Programaçao visual = Java aAraújo
Professor de Tai Chi Chuan - Mestre Manoel Francisco
Música - Josias Albuquerque
Direção de arte – Fernando Kehler

Elenco
AGRINEZ MELO (CARMINHA)
MONALIZE MENDONÇA (TEREZA)
NANA SODRÉ ( MADALENA E ANTONIO)
THOMAZ AQUINO ( JOSÉ)

Samuel Manoel dos Santos: 8835.6304
Luiz Carlos (ASCOM): 9996.5742

Estréia do espetáculo "Cordel do Amor Sem Fim"

Teatro Apolo: 08 e 09 de Outubro - 20:00h
Espaço Compassos: 16,23 e 30 de Outubro - 19:00h
06,13,20 e 27 de Novembro - 19:00h

Anote: O aconchegante "Espaço Compassos" fica na Rua da Moeda,93 (Primeiro Andar) Recife Antigo.

*Obs: Entrada gratuita e espetáculo livre para maiores de 18 anos.