sexta-feira, 30 de agosto de 2013

1ª MOSTRA CAFURINGA DE TEATRO DE RUA

1ª MOSTRA CAFURINGA DE TEATRO DE RUA

Foto Silvio Barreto

A partir da próxima terça-feira, Grupo Cafuringa promove 1ª Mostra Cafuringa de Teatro de Rua, de 3 a 8 de setembro, reunindo espetáculos e artistas de Pernambuco, Ceará e São Paulo que ocupam as ruas. Programação é totalmente gratuita. Evento conta com espetáculos teatrais, de mamulengo e circo, lançamento de livro, exibição de vídeo e show musical. O evento é feito com a cara e a coragem!

“A rua [...] é a mais igualitária, a mais socialista, a mais niveladora das obras humanas”. (João do Rio)

1ª Mostra Cafuringa de Teatro de Rua – Programação Totalmente Gratuita:

Dia 03 de setembro (terça), na Praça da Independência (conhecida como a Pracinha do Diário, no Centro do Recife), às 16h
Abertura com convidados: Pinto, Charlito e Diabolim
Espetáculo: Cafuringa (Grupo Cafuringa)

Dia 03 de setembro (terça), na praça central do bairro de Chão de Estrelas, às 19h
Espetáculo: Pastoril Profano do Velho Dengoso (Gravação do DVD)

____

Dia 04 de setembro (quarta), na Praça da Independência (conhecida como a Pracinha do Diário, no Centro do Recife), às 16h
Espetáculo: A Viúva Alucinada (Mamulengo Jurubeba)

Dia 04 de setembro (quarta), na rua Berlim, no bairro de Santo Amaro, às 19h
Espetáculo: Polo Marginal – Opereta de Rua (Grupo de Teatro de Rua Loucos e Oprimidos da Maciel)

____

Dia 05 de setembro (quinta), na Praça da Independência (conhecida como a Pracinha do Diário, no Centro do Recife), às 16h
Espetáculo: A Mala do Folheteiro (Grupo Burrinha da Saudade – PE/CE)


Dia 05 de setembro (quinta), na rua José Penante, no bairro de Santo Amaro, às 19h
Espetáculo: Cafuringa (Grupo Cafuringa)

____

Dia 06 de setembro (sexta), na Praça da Independência (conhecida como a Pracinha do Diário, no Centro do Recife), às 16h
Espetáculo: Ser TÃO Ser – Narrativas da Outra Margem (Buraco d’Oráculo/SP)

Dia 06 de setembro (sexta), na rua Berlim, no bairro de Santo Amaro, às 19h
Contação de História: Façanhas de Zé Burraldo (Grupo Burrinha da Saudade – PE/CE)
Espetáculo: Sonho do Circo (Trupe Circus)

____

Dia 07 de setembro (sábado), na sede da Escola Pernambucana de Circo (Avenida José Americo de Almeida, 05, Macaxeira. Tel. 3266 0050), às 19h
Lançamento de livro e exibição de vídeo: 15 anos de Buraco d’Oráculo

____

Dia 08 de setembro (domingo), no Sítio dos Macacos (Terminal da Van), no bairro da Guabiraba, às 19h
Espetáculo: Ser Tão Ser (Buraco d’Oráculo/SP)
Show Musical de Encerramento: Banda Vôte! O Que é Isso?





sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Senhora de Engenho Entre a Cruz e a Torá

Senhora de Engenho Entre a Cruz e a Torá

O espetáculo "Senhora de Engenho Entre a Cruz e a Torá" faz uma apresentação especial antes da viagem ao Chile, no Pátio Externo da Casa Grande do Engenho Camaragibe, Av.Belmino Corrêia, s/n, Centro, Camaragibe-PE, no dia 24 de de agosto(sábado), ás 19:00h.,com entrada gratuita.
 
A peça "Senhora de Engenho Entre a Cruz e a Torá" viaja para o Chile no dia 27 de agosto(terça-feira) para participar da abertura oficial do VIII Festival Internacional de Teatro Itinerante por Chiloé Profundo/FITICH Inverno. O espetáculo foi o único convidado para representar o Brasil na abertura, além de mais oito apresentações durante o período do festival.
 
A peça ganhou o prêmio de montagem do FUNCULTURA em 2011 e realizou duas temporadas de sucesso no Engenho Camaragibe, onde morou Branca Dias.
 
A viagem do nosso espetáculo ao VIII Festival Internacional de Teatro do Chile só foi possível por conta do patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Fundo Nacional de Cultura e da Prefeitura Municipal de Camaragibe.
Pela primeira vez Camaragibe leva um espetáculo de teatro para um Festival Internacional. Graça a sensibilidade de Jorge Alexandre prefeito de Camaragibe, que sempre acreditou na peça "Senhora de Engenho Entre a Cruz e a Torá".
 
A peça resgata a vida da portuguesa Branca Dias, figura importante na história do nordeste do Brasil colônia que fugindo da inquisição por ser judia, chega a capitania de Pernambuco em 1550.
Sua vinda para este País transforma toda a história da região. Em meio a conflitos familiares, Branca dias, se torna a primeira mulher a dar aulas, assume o comando do Engenho Camaragibe lutando para exercer o judaísmo e seus ritos sagrados. Devoção,traição,amor,perdão,esperança e fé são compartilhados com a plateia.
 

Ficha Técnica:

Realização: Companhia Popular de Teatro de Camaragibe e dos Produtores Associados: Juvino Agner, Patricia Assunção e Bernardo Junior
Texto: Miriam Halfim
Encenação,Trilha Sonora e Programação Visual: Emanuel David D' Lucard
Assistente da Encenação e Operação de Som: Fabiana Karla de Souza
Direção de Arte: Lupércio Kallabar
Consultoria Histórica e Religiosa: Tânia Kaufaman
Preparação Corporal e Coreografia: Anderson  Henry
Plano de Maquiagem: Cláudia Alves
Designer de Luz: Geraldo Cosmo
Criação, Pesquisa e Execução do Figurino: Francis de Souza
Execução de Cenário e Adereços: Bernardo Junior
Contra- Regras: Edson e Naldinho
Operação de Luz: Cláudia Alves e Bernardo Junior
Fotografia: Rejane Lucena
Registro e Edição de Vídeo: Sérgio Gusmão
Elaboração do Projeto: Lúcio Fábio
No elenco: Alexsandro Alves, André Ramos, Dul  Santos, Euclides Farias, Francis de Souza, Geraldo Cosmo, Yah Vasconcelos, Géssica Nascimento, Guto Kelevra, Isabelly Nataly, Patricia Assunção e Pedro Dias.
 
Serviço:

Peça: Senhora de Engenho Entre a Cruz e a Torá
Local:Pátio Externo da Casa Grande do Engenho Camaragibe, AV: Belmiro Corrêia, s/n, Centro,Camaragibe-PE.
Dia/Data: 24 de agosto(sábado)
Horário: 19:00h.
Entrada: Gratuita
Informações: 9771-5864  /  9536-4746

terça-feira, 6 de agosto de 2013

PAGUE QUANTO PUDER - GRUPO MAGILUTH

PAGUE QUANTO PUDER - GRUPO MAGILUTH

Grupo Magiluth propõe outro modelo de cobrança no teatro com o projeto Pague quanto puder.


O grupo pernambucano Magiluth inicia nesta sexta-feira (09/08) um projeto inédito na cena teatral pernambucana, o Pague Quanto Puder, no qual o público é confrontado com um novo tipo de remuneração para os espetáculos teatrais. O projeto é incentivado pelo Governo do Estado, através do Funcultura.
Com nove anos de carreira, e sete espetáculos no currículo, o Magiluth vai reapresentar as montagens
“Um torto” (2010) e “O canto de Gregório” (2011), no Teatro Marco Camarotti (SESC Santo Amaro), e
“Aquilo que meu olhar guardou para você” (2012), no Teatro Arraial.

Depois de constatar a defasagem de público em algumas casa de teatro, o Magiluth se propôs a atrair os espectadores de uma outra forma: são as pessoas que julgam o quanto querer e podem pagar pelos espetáculos, por isso, o nome do projeto “Pague quanto puder”. Este modelo alternativo de cobrança vem sendo aplicado por grupos teatrais de todo o Brasil, quando seus projetos são financiados – visando prioritariamente a formação de plateias e a discussão sobre novos modelos de inclusão do teatro.
Desta forma, o Magiluth incita um novo jogo: quanto do seu orçamento mensal você destinaria à cultura? 

Para esta primeira edição do projeto Pague Quanto Puder, a companhia de dança pernambucana Coletivo Lugar Comum foi convidada para integrar o programa de espetáculos com as montagens “Leve” (2009) e a série de performances “Corpos compartilhados” (2011/2012).

PROGRAMAÇÃO

09 A 31 DE AGOSTO:
TEATRO MARCO CAMAROTTI
“Um Torto”: Terças , quartas e quintas, às 19h.
“O Canto de Gregório”: Terças , quartas e quintas, às 20h.

TEATRO ARRAIAL
“Aquilo que meu olhar guardou para você”: Sexta, às 19h, Sábados às 18h e 20h (duas sessões).*
“Leve” – Sexta (16/08), às 19h.
“Corpos Compartilhados” – Sábado (17/08), às 20h.

*NO DIA 10/08 NÃO HAVERÁ A APRESENTAÇÃO DAS 18H

UM TORTO // Grupo Magiluth

Um homem que por não comensurar o que é sentir, decide tirar o próprio coração e assim, distanciado da causa de todo tormento, tenta entender a origem deste estado-situação. Uma série de ações que se expõem como fluxos de pensamentos e de impressões sobre a vida, numa conflitante e honesta tentativa de dar forma, de atribuir contorno ao caos, ao que não conseguimos ver nem tocar, apenas sentir. (Foto Maurício Cuca)


AQUILO QUE MEU OLHAR GUARDOU PARA VOCÊ // Grupo Magiluth

Um olhar de fora para as cidades que muitas vezes ficam soterradas pelo banal. O Magiluth apresenta uma peça totalmente aberta ao público e à cidade na qual acontece, radicalizando a experiência teatral dando a plateia um papel ativo, além levantar reflexões sobre a cidade em que vivemos. (Foto Maurício Cuca)





O CANTO DE GREGÓRIO // Grupo Magiluth

Gregório é um personagem inquieto com o sentido de suas próprias ações. Sozinho em seu canto, ele busca uma ética, conversando com mitos da religião e da filosofia e armando um cenário para ser julgado pelo crime de não ser um bom homem. (Foto Maurício Cuca)







LEVE // Coletivo Lugar Comum

O espetáculo é um convite à beleza de despertar todos os sentidos no compartilhamento de um momento inteiro, que através da arte da dança e da poesia traduz a leveza e dureza de sermos nós.
Os cheiros são desenvolvidos e trabalhados especialmente para criar uma atmosfera única entre artistas e público. É um espetáculo que proporciona ao público um ambiente poético e intimista, e comove por tratar de temas tão recorrentes à condição humana: a morte, as perdas, as saudades. (Foto Breno César)

CORPOS COMPARTILHADOS // Coletivo Lugar Comum

Corpos Compartilhados é composto de solos de dança contemporânea criados por artistas do Coletivo Lugar Comum a partir de um pensamento de performance. Os trabalhos são Topografias do feminino, de Liana Gesteira, sobre o corpo-território da mulher, com seus significados, sensações e simbologias; OSSevaO (expressão de O Avesso espelhado), de Silvia Góes, poetizando sons e lapidando letras num corpopalavra que se mostra no desnudamento do seu avesso; Valsa.me, de Cyro Morais, um convite para a dança de um corpo que traz marcas de diferentes amores vivenciados; e Solo para várias vozes, de Conrado Falbo, uma voz em rascunho, na busca de suas possibilidades além da fala e do canto. (Foto de Aldren Lincoln)


MAGILUTH
magiluth@gmail.com

COLETIVO LUGAR COMUM

lugarcomumcoletivo@gmail.com