segunda-feira, 18 de março de 2013

A Incantare Cia de Teatro faz sua estreia na cidade e apresenta sua versão de “Alice Underground”


ALICE UNDERGROUND FAZ TEMPORADA NO TEATRO EVA HERZ - LIVRARIA CULTURA SHOPPING RIO MAR

Foto André Barreto



 “Somos feitos da mesma matéria dos sonhos e, entre um sonho e outro, decorre a nossa curta existência”.




Foto Deyse Leitão



“Alice Underground”

A Incantare Cia de Teatro faz sua estreia na cidade e apresenta sua versão de “Alice Underground”

Peça do gênero nonsense, “Alice Underground” é uma adaptação para a linguagem adulta de dois dos maiores clássicos da literatura infanto- juvenil “Alice no país das maravilhas” e “Através do espelho”, de Lewis Carroll. O espetáculo é livremente inspirado nas obras de Carroll e narra às aventuras de Alice, uma jovem que embarca numa incrível viagem após cair num buraco onde, levada por sua curiosidade, se depara com diferentes situações e pessoas pelas as quais será guiada. Enquanto não encontra o seu caminho de volta Alice é conduzida por personagens atípicos a sua realidade que irá lhe mostrar um mundo desconhecido e cheio de curiosidades. A peça é uma mescla do comportamento de personagens da vida real das noites das grandes metrópoles com o dos personagens criados pela imaginação fantástica de Carroll, levando o público a se questionar: -“Será tudo um sonho ou apenas uma realidade que ainda não conhecemos?”
Foto André Barreto


“Alice UnderGround” é uma livre adaptação de um clássico infantil para adultos. A peça é baseada nos obras de Lewis Carroll (“Alice no país das maravilhas” e “Através do espelho”). A loucura e a sanidade perpassam por todo o enredo desta fantástica aventura, revelando ao público os diferentes tipos de comportamento do ser humano em face do desconhecido, buscando expor um ponto de vista mais voltado para as características psicológicas das personagens e de suas ações.
Através da pesquisa da obra, partimos do título original, “Alice Adventures Underground”, para criar o mundo que Alice vai desbravar. Esse mundo subterrâneo é representado pelo submundo das noites, e será permeado pelas suas figuras noturnas que representam adaptações dos personagens da obra original. Alice cai nas ruas num mergulho vertical, levada pela sua curiosidade, ela sai em busca de uma ajuda para encontrar o caminho de volta. Uma vez que Alice entre nessa viagem, passará por mudanças irreversíveis em sua vida.
Uma atmosfera que flutua entre sonho e realidade é uma característica sempre presente na encenação. Essa ambiência é construída em um cenário nu e as diversas passagens serão criadas com alguns elementos cenográficos móveis, e com o trabalho de corpo dos atores e suas partituras, construindo ambientes sugestivos e deixando espaço para a imaginação. Ao permitir que o público faça seus próprios questionamentos e tire suas conclusões sobre uma possível coexistência do real e do imaginário, o espetáculo abre espaço para que se busquem as suas próprias relações com os signos propostos na encenação. Permitindo ao público uma viagem ao fantástico imaginário de Lewis Carroll e sua Alice.
Os contos de fadas tocam profundamente no desenvolvimento humano, eles despertam a imaginação e a fantasia, possibilitando que desde criança faça-se o processo de distinção entre o real e o imaginário. Essas histórias não têm simplesmente a função de divertir e distrair as crianças, mas tem também a dimensão pedagógica e psicológica de esclarecer e integrar os sentimentos, e de elaborar conscientemente os sonhos e as fantasias. É um processo de autonomia perante o mundo que está em sua volta, e sobre o que ela pode vir a ser inserida neste mundo.
Foi buscando estabelecer relações entre o universo do imaginário infantil e seus reflexos com o mundo real que buscamos nessa livre adaptação da obra Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho. Trazendo questionamentos ocultos que permeiam toda a obra original, buscamos levantar as principais questões propostas na história: O real e o imaginário; a loucura e a sanidade; a infância e a vida adulta e o sonho e a realidade. Alice, em sua jornada, vai aos poucos descobrindo seu processo de autonomia perante o mundo desconhecido que se abriu após a passagem pelo buraco ou pelo espelho.

FICHA TÉCNICA

Texto e Direção: Antônio Rodrigues
Direção de arte: Antônio Rodrigues e Sônia Carvalho
Preparação Corporal: Alexandre Guimarães
Maquiagem: Vinícius Vieira
Sonoplastia: Antônio Rodrigues
Operação de som: Vinícius Vieira
Iluminação: Sergio Costa
Operação de luz: Sergio Costa e Luana Lira
Adereços: Telma e Sônia Carvalho, Tchayarles Oliveira
Confecção dos Figurinos: Francis Souza
Design gráfico: Alexandre Siqueira
Arte Gráfica: Bruno Atanásio
Produção: Camila Puntel
Realização: Incantare Cia de Teatro

Elenco
Mila Puntel
Diego Nascimento
Rogério Wanderley
Tchayarles Oliveira
Deborah Albuquerque
Ariana Nuala
Roma Julia
Lucas Mariz
Dandara de Morais
Gênero: Comédia Nonsense
Tempo: 60 minutos
Indicação: 16 anos
Estreia: 16 de março, às 20:30h / Temporada: 16, 23, 30 de março e 6 de abril, 2013.
Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Local: Teatro Eva Herz  (Livraria Cultura do Shopping Rio Mar)
Av. República do Líbano, n 251- Pina, Recife-PE. Fone: (81)3256-7500
Contato do grupo: Camila (81) 3093-1038 

Curso Acupe abre inscrições gratuitas


Curso Acupe abre inscrições gratuitas



Estão abertas até sexta-feira (22 de março) as inscrições para o Curso Acupe – Formação do Intérprete-Pesquisador em Dança, que será realizado pelo Acupe Grupo de Dança, através do Funcultura, no Centro Cultural Correios (Rua Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife), de 01 de abril a 07 de junho. As aulas, gratuitas e para 30 alunos por turma, são voltadas à pesquisa e investigação da linguagem da dança em diálogo com outras áreas do conhecimento como o teatro. O Sindicato dos Artistas permitirá a emissão do registro profissional ao final. Regulamento no site www.acupegrupodedanca.com.br. Inscrições das 12 às 17h, no local. O candidato deve ter, no mínimo, 16 anos até a data de início do curso. Os professores serão profissionais respeitados: Pedro Salustiano, Dave Carvalho, José Manoel, Didha Pereira, Paulo Henrique Ferreira e Marcelo Sena. Oportunidade imperdível!


Coordenador do curso e professor Paulo Henrique Ferreira. Crédito: Jorge Clésio.