terça-feira, 4 de dezembro de 2012

QUADRO DE CENA: A Escrita do Corpo: Dramaturgia do Ator no Processo de Criação


A partir do diálogo entre música e partitura corporal, cenas-experimentos vão ser demonstradas domingo pelo Grupo Quadro de Cena. Entrada franca.

Neste domingo, o auditório da Livraria Cultura (Paço Alfândega) recebe às 19h a etapa final do projeto “A Escrita do Corpo: Dramaturgia do Ator no Processo de Criação”, com os atores do Grupo Quadro de Cena (Marcella Malheiros, Thomás Aquino, Andreza Nóbrega e Milena Marques) demonstrando cenas-experimentos a partir do diálogo da música com a partitura corporal, sob a orientação do diretor musical André Filho. O “Livro das Perguntas”, de Pablo Neruda, será o mote para a construção dos experimentos, com discussão aberta ao público ao final. A iniciativa conta com incentivo do Funcultura. Entrada franca.

O Grupo Quadro de Cena pretendeu com este projeto associar teoria e prática teatral para investigar a formação e treinamento do ator numa perspectiva em que o mesmo é elemento fundamental da escrita da cena. Por isso, o grupo realizou estudos teóricos em paralelo a treinos práticos semanais desde janeiro deste ano, e convidou artistas de renome no panorama estadual, nacional e internacional para orientar e construir em conjunto respostas às indagações propostas pela pesquisa. O paulistano Carlos Simioni, do Lume Teatro; a bailarina israelense Yael Karavan, da companhia The Karavan Ensemble; e o dramaturgo e diretor teatral pernambucano Alexsandro Souto Maior já integraram o projeto.

Maiores informações com Marcella Malheiros 9815 0285 ou Andreza Nóbrega 8746 0373.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

“Sarará”, espetáculo de dança-teatro do Acupe Grupo de Dança


A miscigenação própria da cultura brasileira está presente em “Sarará”, espetáculo de dança-teatro do Acupe Grupo de Dança que faz sua última sessão deste ano na próxima sexta-feira, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu
Fotos: Hans von Manteuffel.

“A alegria é a prova dos nove”. Esta é uma das frases do manifesto antropofágico do modernista Oswald de Andrade. Baseada nesta premissa, a coreógrafa Marília de Andrade, filha do escritor, concebeu o festivo espetáculo de dança-teatro “Sarará”, do Acupe Grupo de Dança, com direção artística e coreografia dela, em única apresentação na próxima sexta-feira, 07 de dezembro, às 20h, no Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu, Av. Boa Viagem, s/n. Tel. 3355 9821 / 9822). É a última apresentação do trabalho neste ano, em comemoração aos 5 anos do Acupe Grupo de Dança completados em 8 de novembro. Indicada para todas as idades, a montagem conta com incentivo do Funcultura e, por isso, o ingresso custa apenas R$ 10 ou R$ 5 (crianças, estudantes, professores e maiores de 60 anos).

O espetáculo estreou em setembro último, com temporada inicial no Teatro de Santa Isabel, seguindo depois para o Teatro Barreto Júnior. Trata-se de uma montagem em quatro quadros de dança-teatro, com roteiro e direção artística de Marília de Andrade, que partiu da visão antropofágica proposta por seu pai e integrou para a cena, criativamente, imagens, pensamentos, músicas e poesias que habitam o nosso inconsciente coletivo sobre a cultura brasileira, ainda que nesta época de globalização. O trabalho resulta de um processo de criação contemporâneo, envolvendo os bailarinos como intérpretes-criadores em estreita colaboração com o figurinista, o premiado Marcondes Lima, que assina ainda o cenário, e a concepção e pesquisa para a trilha sonora. A iluminação é da premiada Luciana Raposo.

No roteiro, formado por diferentes quadros (de títulos Ritual, Pavão Misterioso, Alma Lírica e Festa), todos baseados na cultura brasileira, expressam-se verdadeiros estados de alma e poesia. As composições coreográficas partiram de improvisações dos próprios bailarinos, valorizando suas habilidades técnicas, subjetividades, experiências de vida e bagagens culturais. A trilha sonora, com pesquisa e edição de Divanir Gattamorta, é inspirada em melodias e ritmos brasileiros, incluindo obras de grandes compositores populares como Noel Rosa, Chiquinha Gonzaga, Capiba e Levino Ferreira, além de canção inédita de Geraldo Maia. No elenco, Paulo Henrique Ferreira, Dave Carvalho, Fernanda Lobo, Fernando Gomes, Mieja Chang, Roberta Cunha e Suarrily França.

No primeiro quadro, “Ritual” (com canção original de Geraldo Maia), a coreografia é inspirada em pesquisas sobre o folguedo Nêgo Fugido, manifestação da cidade de nome Acupe, no recôncavo baiano, um auto dramático de rua que mostra a fuga dos escravos nos tempos antigos, com a participação de adultos e crianças na brincadeira. Nele, com rostos pintados de negro e saias produzidas com folhas de bananeira, há os escravos e também os capitães do mato, inclusive com a prisão do Rei e uma festejada revolta negra. No segundo quadro, “Pavão Misterioso”, a coreografia parte de pesquisas sobre a literatura de cordel. O terceiro, “Alma Lírica”, é inspirado em músicas de compositores e intérpretes de samba-canções, boleros e modinhas do século XIX no gênero “sentimentalismo” e “dor de cotovelo”. Por fim, o quadro “Festa” traz como referência os festejos do carnaval do Recife, com a farra das personagens de rua.

Em atividade desde 2007 e com direção geral de Paulo Henrique Ferreira, o Acupe Grupo de Dança já produziu os espetáculos “Coreológicas Recife”, “5 Minutos Para Blackout” e “Jogo Coreográfico”. Na preparação de “Sarará”, ainda foi oferecido um ciclo de palestras gratuitas com Marília de Andrade sobre "Isadora Duncan e o Processo de Criação" no Espaço Pasárgada, UFPE e Sesc Piedade. Marília de Andrade, PhD pela Universidade de Columbia, em Nova York, é professora titular da Unicamp, onde criou e implantou a partir de 1984 o Curso de Graduação em Dança, que foi pioneiro na inclusão da Capoeira e das Danças do Brasil no currículo universitário. Tem formação técnica em várias linguagens de dança, desenvolvida com grandes mestres brasileiros, norte-americanos e europeus.

Contatos: 3339 7063 / 9145 7259 Paulo Henrique Ferreira

Valeu! Leidson Ferraz 3222 0025 / 9292 1316.