sábado, 28 de agosto de 2010

O AMOR DE CLOTILDE POR UM CERTO LEANDRO DANTAS

Antônio Rodrigues

O melodrama circense vem recheado por seus tipos, com jovens apaixonados, vilões terríveis e angústias maternas, em uma linguagem bem brasileira. Esses ingredientes fazem parte da deliciosa montagem da Trupe Ensaia Aqui Acolá, “O Amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas” que faz suas últimas apresentações da segunda temporada de sucesso nesses dias 28 e 29 de agosto no Teatro Capiba às 19h

O espetáculo é a segunda montagem da trupe em cima da pesquisa do Circo Teatro. A carpintaria dramatúrgica está muito bem estruturada, essa adaptação do romance de Carneiro Vilela, A Emparedada da Rua Nova para o melodrama circense revela uma verve criativa e cheia de surpresas que a montagem propõe, onde os bons e os maus têm suas reviravoltas trazendo sempre um elemento surpresa que muda o destino das personagens a cada momento. Os ingredientes são muito atraentes e é nesse caldeirão onde o vilão ardiloso, o herói galã e a heroína ingênua, que se revela uma trama onde o elemento surpresa é a matriz.
O espetáculo flerta com o kitsch e faz isso muito bem, os clichês na peça são explorados de uma maneira inteligente em favor da encenação, sendo este um recurso de aproximação ainda maior com o público. Os números musicais, o trabalho vocal e corporal além da direção de arte são elementos que corroboram para essa forte comunicação com as platéias.
No elenco, que teve na preparação dos atores a parceria com a atriz Ceronha Pontes, estão Jorge de Paula, que mostra uma técnica apurada na construção do seu personagem usando os recursos a seu favor, Iara Campos e sua heroína apaixonada e audaz, Marcelo Oliveira com seu herói-galã-cantor-pegador-apaixonado, Tatto Medinni como o anti herói cínico e perspicaz, Andréa Veruska é a mãe amorosa que faz de tudo pela sua cria e Andrea Rosa, com sua criada leal e prestativa.
Um ótimo momento o teatro de grupo feito na cidade, uma pena que os teatros não comportem uma temporada maior e que trabalhos como esse tenham temporadas tão breves no panorama do teatro local.

NÃO PERCAM!!!









SERVIÇO:
O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas
Sábados e Domingos – Teatro Capiba
Rua Professor José dos Anjos, 1109, Casa Amarela
R$ 10 e R$ 5 inteira