terça-feira, 30 de outubro de 2007


***ELAS***



Quem são ELAS?

ELAS são quatro mulheres onde cada uma tem uma relação diferente com o amor. Ele é visto sob diversos ângulos: uma mulher bem-sucedida, mas que para alcançar seu êxito profissional abre mão do marido e da filha; uma psicóloga que nunca tinha encontrado o prazer e consegue descobri-lo, é traída, mas consegue ser feliz e estabelecer sua forma de amar; uma mulher que vê sua vida amorosa perfeita ser desestabilizada a partir do nascimento do filho e de um acidente com o marido; e uma jovem que, olhando pra sua vida sentimental, pensa que deveria ter arriscado mais por amor; mas que ainda assim é bem resolvida com isso e pensa em, a partir de agora, ir em busca deste amor do qual sempre fugiu.
O que reproduzimos na peça é o mundo atual da mulher. Não de uma forma social, mas pessoal. Levamos ao público não o “eu social” da mulher no mundo contemporâneo, mas as sutilezas dos sentimentos guardados em cada uma das personagens no interior de seus quartos.


Carolina. Jornalista, recém divorciada, mãe.
Ela é forte e coerente nas suas decisões e vontades. Perde o marido e a guarda da filha por optar ser vencedora na sua profissão. Carolina acordará e decidirá não fazer a sua rotina. Ela resolve pensar sua vida, questionar suas escolhas, ponderar seus sentimentos.


Anne. Escritora, mãe, casada.
Inteligente, amante, verdadeira e com muitas coisas pra viver. Anne vive intensamente todos os momentos, por mais que se arrependa depois. O ponto forte de Anne em relação ao amor é o próprio amor. Ele a rege e a faz errar e acertar. Anne precisa amar e ser amada. Ela tem seus heróis a partir do amor e tem uma necessidade extrema: ser o centro das atenções do ser amado.


Sofia de Anhalt. Mestre em Física, professora universitária, solteira.
Sofia é o retrato de uma mulher tranqüila, que consegue aliar sua vida profissional à sua vida amorosa. Tem uma característica marcante: num primeiro instante, tem um ar de desdém, mas guarda por trás desta pose uma mulher feminina, romântica e que se descobre construindo uma bela história de amor. Ela, no palco, dá ao público a sua descoberta de amor.


Celeste. Psicóloga, solteira.
A psicóloga Celeste jamais pensou que se veria envolvida numa trama de tão delicadas emoções. Durante um baile de carnaval, descobre que foi traída de forma absurda, tendo ela mesma sido o agente motivador da traição. Explica-se: Celeste é uma profissional que, ao concluir o seu mestrado, conhece um diretor de teatro que corresponde às suas expectativas física, intelectual e emocional. Satisfeita, entrega-se ao amor perdidamente. Porém, a vida lhe prega uma bela surpresa. Até que ponto um amor pode esconder o simples desejo carnal?

Novembro, sábados e domingos, às 20h, no Teatro Joaquim Cardozo.
Teatro fica no Centro Cultural Benfica, na Rua Benfica, 157, Madalena, ao lado da Blue Angel.
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (estudante)




Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo. Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas; eu não tinha este coração que nem se mostra. Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil: — Em que espelho ficou perdida a minha face?
Cecília Meireles



"PALAVRAS DO DIRETOR"






Jorge Féo, na busca de uma identidade cênica sólida e do seu primeiro trabalho com direção teatral, alicerçado na confiança e motivação dos amigos envolvidos nesse processo, dentro da cena pernambucana é ator e figurinista, trabalhando também como produtor e assistente de direção. Tem estudado e pesquisado formas de compreender melhor as propostas do grupo e objetivos de cada um dos integrantes. Estudante do último período de Sociologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, tem participado de algumas vertentes de investigação teatral que a nossa cidade oferece, onde os mais marcantes foram o Labô-Espetáculo, baseado no estudo da Antropologia Teatral e do Treinamento do Ator com Murilo Freire e Virgínia Brasil, O Ator Brincante com Carlos Carvalho – ainda no estágio iniciante das investigações e o Treinamento do Ator com o Bastão com o diretor mineiro Marcelo Bonis. Como ator seu último trabalho no Teatro foi “As Conchambranças de Quaderna”, de Ariano Suassuna e no cinema gravou o curta “Segredos de Confissões” de Andréia Cavalcanti. Nomes como Fernando Limoeiro, Marcello Bosschar e Magdale Alves têm contribuição na sua formação. Encabeçando o grupo do projeto ELAS, busca aproveitar as potencialidades de cada um e ainda descobrir novos valores dentro do processo, na troca e na busca de novas experiências.




“Amor não é simplesmente estar feliz porque algo lhe proporciona essa felicidade, mas sim estar feliz porque aquilo que você ama está bem!”.
Paulina







Ficha técnica


Direção: Jorge Féo
Atrizes: Chandelly Braz, Lais Vieira, Maria Odete Araújo e Paulina Albuquerque
Autores: Eduardo Matos, Moises Neto, Pedro Félix e Rosa Félix
Direção musical e Voz: Henrique Macedo
Cenografia: ELAS
Plano de Luz: Cleison Ramos
Execução de Luz: Cleison Ramos e Ailton Brito
Figurino: Francisca por Virgínia Falcão
Coreografia:Juan Guimarães
Fotos: Thomas Baccaro
Designer Gráfico: André Britto Negrão
Assessoria de Imprensa: Jota Araújo
Operação de Som: Vanessa Lourena
Bilheteria e contra-regragem: Ádila Gadelha
Produção Executiva: Jorge Féo, Maria Odete Araújo e Paulina Albuquerque.
Produção Geral: Maria Odete Araújo.



Patrocinio: Seaway e Pitu
Apoiadores: Flamar, Avon, Romarri
Apoio Cultural: Teatro Joaqui Cardozo, Centro Cultural Benfica, UFPE.


Fotos: "http://www.thomasbaccaro.com.br